Livros
Em "Casa de Abrantes, crónicas de resistência" desvendam-se documentos, retratos e fotografias inéditas da família Lancastre, através dos quais se revisitam os principais acontecimentos da história de Portugal dos últimos 220 anos, desde as invasões francesas, passando pela guerra civil e a revolução liberal, até à revolução republicana e ao 25 de Abril.
Neste elegante livro, no formato no formato 18,9 x 22,5 cm com 176 páginas profusamente ilustradas, apresentação de Rui Ramos e prefácio de Carlos Bobone, o autor percorre a história de cinco geracões dos Marqueses de Abrantes entre os séculos XVIII e XX, suas aventuras e desventuras, glórias e fracassos, não esquecendo uma visita guiada às suas principais moradas, o Palácio de Santos, em Lisboa, e a Quinta da Piedade, na Póvoa de Sta. Iria.
Liberdade 232 é uma selecção de comentários, crónicas e memórias, publicadas entre 2006 e 2012 por João Távora em diversos blogs e agora convertídos num livro com 192 páginas ilustrado com fotografias de Ozias Filho e do arquivo do autor. Assumindo um discurso virado para o imenso “páteo dos gentios” (existencial e político), dividido em cinco capítulos temáticos onde as fronteiras muitas das vezes revelam-se difusas, o livro tem o nome de uma Avenida de Lisboa e número de uma porta que o autor reclama de partícular significado na sua iniciação ao Mundo.
Esta selecção de textos agora apresentadas em livro com 194 páginas adopta a forma de diário que atravessa os conturbados tempos do resgate da Troika e da ascensão da Geringonça com comentários de teor político intercalados com crónicas memorialistas e notas intimistas, ilustradas com 15 fotografias do arquivo do autor.